O Ministério da Cultura (MinC) reforça a importância do envio do Plano de Aplicação dos Recursos (PAR) referente ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Estados e municípios que foram habilitados na etapa de aferição realizada em 8 de julho devem encaminhar o documento até às 23h59 do dia 19 de setembro (sexta-feira), por meio da Plataforma CultBR.
O PAR deve conter o detalhamento das metas, ações e atividades a serem executadas com os recursos do ciclo 2 da PNAB. O envio e a análise do documento são etapas obrigatórias para que os entes federativos recebam os repasses previstos para 2025.
Orientações para o envio
Para apoiar gestores públicos no processo, o MinC disponibilizou materiais de orientação:
- Guia para elaboração e envio do PAR
- Vídeo tutorial com passo a passo
Além disso, durante esta semana serão realizados plantões tira-dúvidas diários, voltados exclusivamente para gestores de cultura. O agendamento pode ser feito diretamente pela plataforma disponibilizada pelo ministério.
Em caso de dúvidas adicionais, o contato pode ser realizado pelo e-mail: pnab@cultura.gov.br.
O MinC reforça que o cumprimento do prazo é fundamental para assegurar a continuidade das ações da PNAB e garantir que os recursos cheguem aos territórios, fortalecendo a cultura em todo o país.