O projeto Cinema Itinerante, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento do Sertão, levou arte, cultura e lazer a comunidades de Malta e Várzea, no sertão paraibano, proporcionando uma experiência cinematográfica acessível e encantadora para todos os públicos. A iniciativa teve o importante apoio da Lei Paulo Gustavo e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Malta.
Já em Várzea, o Cinema Itinerante teve um papel ainda mais especial ao contemplar diferentes realidades da cidade: uma sessão foi dedicada à comunidade quilombola, reconhecendo e valorizando sua cultura e identidade, enquanto outra ocorreu na zona urbana, no centro da cidade. As exibições fizeram parte da programação oficial do FECULV, enriquecendo o festival e ampliando seu alcance cultural.
O projeto destaca-se pela importância social de democratizar o acesso à cultura em regiões onde o cinema tradicional muitas vezes não chega. Mais do que entretenimento, o Cinema Itinerante promove inclusão, pertencimento e valorização cultural, fortalecendo os laços comunitários e inspirando novas ações culturais no sertão.
Essa iniciativa reafirma o compromisso do Instituto de Desenvolvimento do Sertão com o fomento à cultura e o desenvolvimento social das populações sertanejas, mostrando que a arte pode — e deve — chegar a todos os cantos.
.