O que é o Mapeamento Cultural
Um mapa cultural é um instrumento que tem como objetivo demonstrar aspectos culturais, históricos e costumeiros de um povo e de sua região. Em outras palavras, essa ferramenta possibilita resgatar e registrar valores que mapas comuns geralmente não apresentam.
O mapeamento cultural pode ser realizado em diferentes realidades, e seja qual for o lugar e a situação, é fundamental que a comunidade e seus representantes conduzam e participem ativamente de todo o processo, com o apoio de uma equipe técnica e de instituições parceiras.
Mas vale ressaltar que, antes de dar qualquer passo, é muito que a comunidade tenha e reconheça a necessidade de participar dessa experiência.
Por que é importante
O mapeamento cultural possibilita à comunidade conhecer mais sobre a sua terra, ancestralidade, tradição e contribui para o fortalecimento da sua identidade cultural. Com o mapa em mãos, ela tem uma visão integrada do território, que poderá apoiar na criação de diretrizes internas de organização, no reconhecimento de demandas importantes e na reivindicação de ações para a melhoria da qualidade de vida.
Por isso, é fundamental a participação direta das comunidades nos processos de coleta, análise, debate e sistematização das informações. E para isso, elas passam previamente por oficinas de capacitação oferecidas pela equipe técnica, geralmente formada por geógrafos, antropólogos e demais especialistas que possa precisar no decorrer do processo.